16 abril 2010

"Quanta" gente...

Como disse no último post, estou fazendo aulas de desenho novamente. Pode parecer bobagem pagar pra aprender (de novo) algo que eu já deveria saber (uma vez que me formei em Design), mas não vejo as coisas deste modo.
Num curso de desenho, se aprende muitas coisas que não se aprenderia (até por falta de tempo) nas aulas de desenho da faculdade. É bem verdade, que muitas vezes, dependendo da escola e do professor, pode se aprender bem menos... mas pra isso existe a boa e velha "pesquisa".
Eu, definitivamente, não tenho do que reclamar.
Em 8 meses, já tive aula com dois professores diferentes que me ensinaram demais (mais até do que outros que me deram aula por mais tempo que isso) e que se tornaram amigos pessoais. Fora os companheiros de sala, que muito nos ensinam também. É uma experiência ótima e altamente recomendada.
Pra ilustrar tudo isto, deixo um desenho, da própria sala de aula, feito durante uma das últimas aulas do ano passado. Nela aparecem três colegas de sala: Rafael, Victor e Leonardo (da esq. pra dir., em primeiro plano) e mais o mestre Caribé (lá ao fundo à esquerda, só com a cabeça aparente). Ao contrário dos últimos trabalhos, este desenho foi feito à lápis em papel canson A3 (bem maior do que os costumeiros sketches rsrs). E as distorções foram propositais, e não fruto de alguma bebedeira (ao contrário do que muitos dizem) rsrs.


****

Gostaria de agradecer em público pelos comentários dos últimos posts. Pode parecer bobagem, mas é muito mais legal "blogar" quando se ouve os visitantes, do que quando só se sabe que eles existem.

E lembrando que só clicar na imagens para vê-las em tamanho maior.

Até+

09 abril 2010

Ao Mestre com Carinho

Muitos dos que aqui circulam sabem que, há um semestre, voltei a estudar desenho. Não que tenha parado alguma vez desde que comecei, mas quando digo que "voltei" quero dizer que me matriculei numa escola e passei a assistir aulas, fazer "lição de casa", pesquisar autores, técnicas, materiais, linguagens, etc.
O que nem todos sabem, é que um dos motivos desta volta foi uma experiência, mal sucedida no passado, de fazer este mesmo curso.
Na época, uns 5 anos atrás, cheguei a me matricular e tudo mais, porém a falta de dinheiro pós-faculdade era tamanha que não pude prosseguir no curso sem o desconto que almejava conseguir. Mas naquela meia dúzia de aulas que assisti, fiquei magnetizado pela habilidade, competência, didática e acima de tudo carisma do professor que ministrava o curso. Sai prometendo voltar.
O Mestre chamava-se Caribé, Marcelo Brucke Caribé pra ser mais preciso. É dele o link ali na coluna ao lado, e que repruduzo aqui pra sua comodidade, pois quem gosta de Arte (com "a" maiúsculo) não vai se arrepender da visita.
Tamanho foi aquele impacto que, após 5 anos, voltei pra fazer o mesmo curso, no mesmo horário, e com o mesmo professor. Opções de horários e de bons professores não faltavam, mas fiz questão de cumprir a promessa.
Após anos enferrujado na rotina do dia a dia, praticando quando sobrava um tempinho e postando quase nunca (como pode-se constatar rsrs), vocês não fazem idéia das bagaceiras que saíam rsrs  Mas o tempo, a prática e um bom professor levam você a lugares que ninguém imagina quando entra num curso de desenho. Um exemplo é o desenho deste post, feito com duas canetas nanquim (vermelha e preta, obviamente) numa "tacada só". Sem tirar a caneta do papel, sentado no chão da rua, com o bloco de papel A5 numa mão, uma caneta na outra mão e a segunda caneta na orelha... "Caribé na veia!" (e no papel, já que é ele desenhado) =D
Por enquanto, foram 5 meses de alegria e suor. Renderam pérolas de sabedoria e trabalhos que eu nunca faria em outras condições...
Digo por enquanto, porque 1 mês atrás o Mestre, por motivos particulares, teve de se ausentar da Maestria. Se afastou por tempo indeterminado para resolver problemas maiores e mais urgentes que requeriam seus talentos.
Ficamos nós aqui saudosos e carentes de sua arte, cada dia mais espontânea e empolgante, na esperança e na torcida de que esses "probleminhas" acabem logo, vencidos pelo Mestre da Arte e da Humildade. "Avante Gigante Guerreiro Caribé". Esperamos por você "na procura pela onda perfeita"!