13 março 2008

Morre um herói...

... e um símbolo! Não que estivesse entre os meus favoritos, mas o herói e o símbolo em questão são definitivamente históricos.
No mais amplo sentido da palavra.
Talvez nos dias de hoje, com os ideais comunistas, socialistas e etc tão esquecidos pra não dizer "enterrados"; as pessoas não percebam a importância que um herói "banderoso" como este teve, mas nas décadas que seguiram sua criação, o Capitão América teve um papel importantíssimo na cultura, educação e porque não dizer na "lavagem cerebral" das crianças norte americanas (e de todo mundo que acompanhava suas aventuras) que vibravam a cada soco que o campeão do "American Way of Life" desferia nos nazistas nas décadas de 40 a 60, nos comunistas nas décadas de 70 e 80 e nos terroristas de todo o oriente nos anos 90 e pós 11 de setembro.
Em meio a tanta ideologia, alguns criadores conseguiram criar histórias muito interessantes sem cair nos clichês ou na "patriotada" (ou ainda nos dois rsrs). Nas mães de Frank Miller, Mark Gruenwald, Mark Waid e agora com Ed Brudaker esse personagem já rendeu histórias excelentes (pelo menos na minha opnião).
Se você gosta de quadrinhos como eu e quer saber mais sobre esse evento, dê uma passada pelo site Universo HQ e leia as incríveis matérias que eles publicam por lá, começando por esta. E não deixe de passar numa banca de jornal e procurar algum título do nosso finado amigo, pois a atual fase está "de matar".
[Não estou ganhando nenhum tostão pelo "merchan", mas bem que poderia rsrs]

Aproveitando, uma pequena pausa para o momento polêmico-filosófico do dia: a morte deste ícone nos dias de hoje (ainda que tenha ocorrido há uma ano no país de origem) levantam algumas questões em minha cabeça. A principal delas: Diante da terrível situação em que se encontra os Estados Unido (política e economicamente falando) atolado até o pescoço no Iraque e no Afeganistão... Não estaria a supremacia norte americana morrendo também?

Voltando pra parte artística, a velha técnica de sempre: caneta esferográfica e um pouco de photoshop.

[Não esqueça de clicar na imagem pra vê-la em tamanho maior.]

PS para os nerd chiitas.: Embora eu tenha usado essa versão do uniforme (com o tradicional "A" na testa substituído pela águia estilizada) eu não gosto, apoio, recomendo ou suporto o arco "heróis renascem" onde essa versão do uniforme surgiu. Aliás, estou até vendendo esses exemplares da minha coleção. Aos interessados, favor começar com lances na casa dos R$50,00 pois os 12 exemplares estão intactos, obrigado! rsrs

Um comentário:

Anônimo disse...

olha você desenha bem e escreve bem, sabe o que está acontecendo no mundo, é um nerd de quadrinhos (para não falar que é nerd em tudo), é publicitário, já pensou em ser diretor de arte?!
Bem posso dizer que seu desenho tá mto bom mas que eu preferiria ser estivesse no original Bic.