20 março 2008

Só de "Passagem"...

Semana com feriado é sempre mais corrida. E todas as vezes que eu deixo pra postar no feriado, acabo não postando. Então pra evitar que isso se repita resolvi adiantar o serviço postando algo justamente sobre... o feriado!
Primeiramente porque não se trata de qualquer feriado... estamos falando de uma das comemorações mais antigas da humanidade a Páscoa!

A Páscoa [do hebraico Pessach = Passagem] é muito mais famosa pelas religiões cristãs, mas e
ngana-se quem pensa que esta é uma comemoração exclusivamente dessa religião. Os judeus já comemoravam essa data muito antes do nascimento de cristo. O motivo era outro: a "passagem" da escravidão no Egito para a liberdade na terra prometida [alguém aí assistiu "O Príncipe do Egito"?]. E outros povos e culturas já comemoravam essa data como a "passagem" de uma estação para outra [inverno para primavera no hemisfério norte]. Aliás vem daí a tradição de presentear com ovos coloridos [inicialmente os ovos eram de galinha, codorna e etc evidentemente]. Esse costume pagão entrou para cultura cristã no século IV, quando os ovos passaram a ser pintados com temas religiosos comemorando a ressurreição de Cristo. Existem algumas controvérsias sobre a Páscoa dos Judeus ser a mesma [ou não] dos Cristãos devido à suas diferentes origens. Mas diante do capitalismo exacerbado dos dias de hoje a origem e o verdadeiro significado da festa ficam perdidos e não é difícil encontrar pessoas lamentavelmente se presenteando com ovos e mais ovos sem nem saber o porque de tal ação.

Aproveitando a comemoração, resolvi postar esse desenho que eu tinha feito muuuito tempo atrás, no fim da faculdade. Eu estava fazendo meu trabalho de conclusão: créditos iniciais para o filme "A Paixão de Cristo" e estava na dúvida entre uma animação tradicional [quadro a quadro] ou uma edição de vídeo com um grafismo mais temático/histórico. O filme ainda não havia sido lançado e tudo o que eu tinha era um pequeno trailer... então enquanto não me decidia, passei a fazer vários desenho como estudo. Um deles foi esse aqui e ele foi um dos mais importantes, pois só depois de ver o quanto o realismo era importante para a história que o filme pretendia contar que eu me decidi por abandonar a idéia de animação [que se mostraria inviável por outros motivos também] e embarcar de cabeça na edição das imagens do trailer e na busca de um visual que se relacionasse com a fotografia do filme.

Aliás essa é a segunda novidade:
agora o vídeo está disponível no youtube. E você nem precisa ir até o site para assistí-lo [embora lá, com tela maior, você possa apreciar melhor os detalhes] basta clicar na "telinha" que está aqui do lado direito na seção "I tube" do menu.

Espero que gostem do desenho e do vídeo, e que tenham uma páscoa abençoada.

Quem quiser saber mais sobre a Páscoa aproveite pra pesquisar nessa época em que eles ficam no topo na listas de mais pesquisados. A wikipédia é sempre uma boa ferramenta.

[E sintam se a vontade para comentar e clicar na imagem pra vê-la em tamanho maior.]

3 comentários:

Anônimo disse...

eu nao acredito, só pode ser o destino, tinha escrito um comentario enorme cheios de porques e vc não acretitaria se eu te contasse meu pc travou, por isso estou escrevente este bem pequeno pra falar que gostei realmente do desenho! achei que ficou muito bom!
entao e isso , antes que trave movamente!

Anônimo disse...

Nossa não é que consegui comentar caraca! não acretido!

Anônimo disse...

por algum motivo nao estava conseguindo fazer um comentario sai saber pq!
Bom o meu comentario é o segunite: gostei muito do desenho e foi interessante vc ter explicado o porque e desenho e talz... viu eu li... e já vi o seu video! mas poderia ter um video de vc explicando o porque e tudo...seu trabalho de conclusão! seria bastante interessante iria lotar de visitante que viram seu video! entao e isso se nao meu comentario vai acabar ficando parecido com o seu post
ps:. nunca conseguiria chegar perto do tanto que vc escreve, principalmente por que sempre escrevo/falo enrolado, conseqüentemente ninguem ler/ me entende...rsrs